top of page

Carta para a Jeni do futuro

De:

Jenifer Moreira Martins, de 2017

Para:

Jenifer Moreira Martins, de 2032

Querida Jeni, esta carta de mim para mim, bem… foi difícil de escrever porque tenho tantas perguntas. Imagino tantas coisas. Se ao menos tivesse uma resposta imediata para elas ou uma imagem de ti, meu futuro!

Esta carta vai servir de cápsula do tempo, para daqui a 15 anos. Para a Jeni de daqui a 15 anos…

Sabes, a primeira coisa que me apetece saber, é, como vai a vida? Estás bem? A vida tem-te sorrido? Sei que só vou ter asrespostas quando voltar a ler isto, e provavelmente até vou rir das parvoíces que escrevo.

Podes não acreditar mas a minha prioridade és tu, sou eu, somos nós! Passo dias e noites a planear o nosso futuro, a tua forma de ser, aquilo que tu és neste momento, e era tão bom saber se estou a fazer as coisas certas ou não. Continuo-o esta sonhadora e curiosa pela vida?

Tu, Jeni, com mais 15 anos, espero que estejas feliz, que tenhas conseguido alcançar os teus sonhos, os teus objetivos.

Provavelmente caíste pelo caminho, tal como eu tenho caído.

Espero que já não sofras do turbilhão de dúvidas e medos, como tenho sofrido. Espero que te tenhas tornado naquela princesa com que sempre sonhei, mas com aquele ar desajeitado, para sermos únicas.

Espero mesmo que te tenhas tornado alguém independente, das tantas coisas que me afetam, dos obstáculos que não sou capaz de distanciar, das pessoas que me fazem mal.

Espero que mantenhas o sorriso que me define, o humor que enerva muita gente, a paciência de um santo e alguma inocência. É isso que me caracteriza. Não quero que sejas uma pessoa rude nem séria.

Espero que tenhas deixado os meus péssimos hábitos alimentares. Se estiveres com uma barriguinha Danone, boa! Conseguiste!

Espero que tenhas uma casinha linda, decorada por ti. Aaaai quem me dera ver já!

Espero que trabalhes num sítio que gostes e que te faça sentir bem. Por favor, se não está feliz ou não te sentes completa, sai daí imediatamente! Sabes que até a agricultura sempre foi uma hipótese. Ou uma quinta de animais ;) Desde que acordes com vontade de viver e trabalhar, o resto não interessa.

Espero que tenhas viajado muito. Já deste a volta ao mundo? Já foste à Índia? Já andaste de balão? Força nisso e em muitas outras coisas.

Espero que tenhas chorado muito, mas principalmente de alegria.

Espero que já tenhas passado uma noite na esquadra com as tuas amigas. Uma aventura sem maldade. Mas ai de ti que tenhas morto alguém!

Desejo MESMO que tenhas alcançado o sonho da minha vida. Aquele que só nós sabemos. Ok, tenho muitos, mas estou-me a referir àquele que engloba muitas luzes, muita emoção, muitos países em representação… Sabes?

Espero que saibas que se a vida não te sorri como tu queres, é por tua culpa. És tu quem define os teus caminhos, neste caso eu vá. Temos que aprender a lidar com os dias menos bons. Tens que aceitar aquilo que ainda não aceitei: o arco iris só aparece quando chove. Por isso, aceita o sol e a chuva. Aceita os dias quentes e os dias frios. Aceita os momentos bons e os momentos maus. Tudo faz parte!

Espero, acima de tudo, que tenhas aprendido que és uma pessoa espetacular, grandiosa e magnífica. És única Jeni!

Só me resta dizer mais uma coisa. Se ainda não alcançaste tudo o que queres, fecha e guarda a carta para uma futura “eu” mais distante.

Kisses com carinho, do teu passado.

P.S.: Não sei porque que me tratei por “querida”. Odeio que me chamem assim! Tu odeias também? Espero não ter soado muito mal ahahah

bottom of page