top of page

Ser mulher

Sendo o Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar passar este dia em branco.

Antes de mais, deixem-me dizer-vos que sou mulher com orgulho.

Este dia só é tão memorável porque as mulheres lutam por isso; lutam pela sua imagem, pelo seu reconhecimento e pelo seu valor. Alguma vez imaginaram se existisse o Dia Internacional do Homem? Ahaha até me apetece rir. De certeza que só se “celebraria” num ano porque os homens são tão pequeninos neste aspeto de divulgar e se darem a conhecer; eles não são poderosos como nós. Essa é uma das grandes diferenças entre os dois sexos.

Imaginem também se as mulheres fizessem greve neste dia, ui, seria o caos. Acho que não haveria pequeno-almoço para ninguém; os homens teriam que vestir, dar de comer e levar os filhos à escola (e provavelmente chegariam atrasados), não haveria quem fosse às compras, não haveria quem tratasse da roupa; não haveria delícias na mesa para comer… enfim! Há que admitir que as mulheres têm mais (e melhores) capacidades que os homens em grande parte das coisas, não só nas tarefas domésticas.

Pensando na música do Miguel Araújo que eu tanto gosto, “Os maridos das outras”, ela retrata muito bem algumas coisinhas. E fico feliz por saber que foi um homem a escreve-la, porque significa que há pessoas com noção. “Toda a gente sabe que os homens são brutos, deixam conversas por acabar, e roupa por apanhar… nunca deixam a mesa posta… nunca sabem o caminho.”

Homens, não se sinta menosprezados mas somos essenciais para a sociedade e acho que nos deviam valorizar muito mais! Refiro-me aos homens como um todo, no geral, mas sei que não são todos iguais; há homens muito bons e melhores que certas mulheres. Há de tudo!

Nós mulheres, somos seres carinhosos, capazes de dominar o mundo mas ao mesmo tempo sermos delicadas. Somos feministas, cuidadosas, protetoras. Não devíamos ser um fardo para as empresas por estarmos grávidas, nem um robot de cozinha lá em casa, nem sequer funcionárias que recebem como voluntários. Somos namoradas, esposas, mães, irmãs, pensadoras, trabalhadoras, sonhadoras… Isso não diz tudo? Não chega?

As mulheres não devem ser respeitadas apenas neste dia, mas todo o ano! Afinal de contas precisam de nós todos os dias!

bottom of page